Parkour é uma atividade cujo objetivo é mover-se por um percurso pré-definido, por meios próprios e sem se importar com quaisquer obstáculos que apareçam pelo caminho - esse percurso é conhecido como "Run". Para isso o praticante (traceur ou traceuse, no feminino) pode correr, rastejar, saltar, dependurar-se, etc. Durante esse deslocamento ele aprende a fazer uso de artifícios que vão desde a exploração de sua condição física ao discernimento de quais métodos de transposição oferecem menor risco ou maior eficiência durante esse trajeto. O objetivo é executar os movimentos da forma mais natural possível, como se os obstáculos fizessem parte do seu corpo. É um exercício que requer muita prática de cada movimento, que são muitas vezes complicados e perigosos, e portanto exigem confiança em sua execução.
O movimento surgiu na década de 80, na França. David Belle, o fundador, inspirou-se em seu pai, combatente na Guerra do Vietnã. Ele levou para as ruas francesas uma adaptação para o meio urbano das técnicas de salvamento e resgate utilizadas pelos militares.
O Parkour trata-se da interação com o ambiente e da superação de si mesmo. Não há, portanto, nenhum tipo de competição. Cada traceur deve buscar ter um movimento próprio, sem peocupar-se com a estética ou impressão causada por ele.
Le Parkour Brasil - grupo pioneiro na prática de parkour no Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário